As válvulas de segurança são as principais responsáveis por manter em segurança as operações industriais, pois como são o último equipamento de segurança do sistema, é essencial que seu projeto, instalação e manutenção estejam em perfeito estado.
Para garantir uma operação segura, existem várias normas e certificações que regem o funcionamento das válvulas de segurança. Nesse artigo, vamos apresentar quais são essas diretrizes, como são aplicadas e como elas garantem um sistema seguro.
Começando pelo Código ASME
Dentre as regulamentações para as válvulas de segurança, o código ASME é um dos mais importantes.
Elaborado pela ASME (American Society of Mechanical Engineers, traduzido como Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos), tal código define todos os padrões técnicos para a fabricação de caldeiras, vasos de pressão e equipamentos auxiliares, sendo reconhecido por sua metodologia técnica e aplicação no mundo todo.
Em relação às válvulas de segurança, as duas seções do código ASME que tratam do tema são as seções I e VIII.
- Seção I – É voltada para os padrões técnicos a serem empregados na construção de caldeiras, incluindo suas válvulas de segurança;
- Seção VIII – Referente às regras para fabricação de vasos de pressão e tubulações, inclui os procedimentos técnicos das válvulas de segurança que operam com vapor, líquidos e gases. Tal seção possui um leque gigantesco de atuação.
Selo ASME
Além do código ASME, existem empresas que são certificadas para a fabricação, montagem e manutenção das válvulas de segurança e, para elas, é concedido o chamado selo ASME.
Para conseguir o selo ASME, as empresas devem possuir as seguintes certificações da National Board of Boiler and Pressure Vessel Inspectors (Conselho Nacional de Inspetores de Caldeiras e Vasos de Pressão).
- NB Manufacturer – É destinada aos fabricantes de válvulas de segurança, onde a empresa é responsável pelo design, seleção de materiais, certificação, fabricação, montagem e teste dos componentes das válvulas de segurança.
- NB Assembler – Voltada para as empresas montadoras de válvulas, as quais recebem os componentes das válvulas de segurança e realizam procedimentos como a montagem, ajuste, teste, certificação de pressão, bem como o envio para os clientes.
- NB VR – É a certificação que atesta a empresa a realizar manutenção em válvulas de segurança sem descaracterizar o projeto, mantendo a certificação ASME do equipamento.
NR – 13: regulamentação nacional
É a norma brasileira para caldeiras e vasos de pressão, onde são definidos padrões de auditoria a serem seguidos para tais equipamentos operarem com a pressão e capacidade de trabalho indicada.
Nessa norma são avaliadas as definições técnicas, períodos de inspeção, calibração e vários aspectos técnicos, bem como a figura do profissional habilitado (PH), que será o responsável pela supervisão do equipamento.
Sendo uma norma mandatória no Brasil, sua desconformidade pela empresa pode acarretar em diversas consequências jurídicas.
Certificação Baker Hughes
Além das normas e certificações de órgãos nacionais e internacionais, existe também a certificação das empresas mundialmente reconhecidas pelos seus serviços industriais, tal como a Baker Hughes, a qual a Axpr é um canal parceiro de comercialização no Brasil.
As principais certificações concedidas pela BH são:
- Certificação Marc – Atesta que o produto e os serviços a serem realizados no mesmo estão em conformidade com os padrões determinados pela empresa.
- Consolidated Green Tag Centers (GTC) – O selo CTG indica que a empresa possui profissionais altamente especializados e que foram treinados e capacitados para prestar todos os serviços referentes aos produtos Consolidated.
Além disso, todos os serviços realizados, desde a obtenção do produto até sua manutenção são supervisionados pela Baker Hughes.
A AXPR pode te ajudar!
A AXPR, além de seguir todos os requisitos da NR-13, é uma empresa que possui a certificação Mark para a linha Masoneilan e o selo GTC concedido pela Baker Hughes, o que garante uma equipe de profissionais altamente qualificada para realizar serviços com válvulas industriais, seguindo todos os padrões técnicos requeridos.
Por ser certificada pela Baker Hughes, a empresa possui o teste online EVT 3.0 para a avaliação das válvulas nas linhas industriais, o que garante uma enorme precisão e confiabilidade, bem como evita a parada de operação e todas as desvantagens dos testes físicos.
Quer saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar a ter uma operação mais segura? Entre em contato com nosso time de especialistas clicando aqui!