axpr@axpr.com.br
+55 19 2660.2477

Válvulas de Segurança (PSV)

Todo mundo precisa de uma válvula de escape para aliviar o estresse, especialmente quando está sob pressão.  Seus equipamentos e linhas não são diferentes. É claro que você não pode explodir literalmente, mas não subestime sua planta quanto a isso. Existem poucas coisas para se preocupar neste assunto: calibração, integridade dos componentes, taxa de vazamento e conformidade. Bem… esperamos que você não falhe com nenhum deles.

Válvulas de segurança não são equipamentos fáceis, mas está tudo bem se os documentos estiverem em ordem, certo? Errado. A PSV é aquele elemento que pode causar dano catastrófico de imediato por muitas razões diferentes, inclusive se autodestruir por batimento. Estas válvulas precisam ser precisas, com componentes selecionados, inspecionados e testados rigorosamente.

É raro encontrar, mas ter sua válvula testada em uma bancada de teste com certificação ASME é a melhor maneira de prevenir problemas com sobrepressão. Se você não conseguir e suas válvulas estiverem sendo testadas em baixa pressão, é possível mitigar os riscos re-testando as válvulas em operação. Aliás, confira bem as medidas críticas de um componente antes de usiná-lo, se chegar a esse ponto.

Manutenção em campo

Devemos levar a montanha até a oficina? Não é incomum encontrar válvulas de segurança instaladas em locais de difícil acesso ou soldadas à tubulação. Nesses casos, é mais eficiente reparar as válvulas em campo, desde que seja com um técnico altamente treinado, carregando o equipamento certo, pois os testes a frio não podem ser realizados. Portanto, você terá apenas uma chance para acertar. A menos que você não tenha nenhum problema em desligar sua fábrica por mais de uma vez, não se sinta constrangido em pedir credenciais.

Teste Online

Calibração e reparo são duas coisas bem diferentes. Se seus certificados estão para expirar, você não precisa parar a planta para atualizar o documento. A calibração pode ser feita em linha, com profissional capacitado, equipamento projetado especificamente para esta finalidade e um banco de dados confiável com as medidas críticas internas do modelo específica da válvula a ser calibrada. Agora, se a válvula está vazando, superaquecendo ou se acredita que a válvula está perdendo a calibração com o tempo, provavelmente seja o caso de reparo e aí talvez você precise de mágica para resolver online.

Nosso teste online possui um dispositivo hidráulico de dupla ação que, após acoplado no castelo e na haste da válvula, é lentamente acionado exercendo na haste, força contrária ao fechamento da válvula, até que o acionamento seja verificado.
Durante este processo uma combinação de sensores monitora várias grandezas pertinentes ao comportamento da válvula, as Informações são cruzadas e apresentadas em gráfico em tempo real, que relaciona as Informações coletadas, cornos parâmetros de calibração e normas técnicas de construção da válvula. Após o ciclo completo do ensaio e calibração, as informações obtidas são arquivadas e relacionadas no relatório de ensaio e certificado de calibração disponibilizado ao cliente.
O teste online é uma ferramenta de instrumentação náutica utilizada para avaliar o ponto de abertura das válvulas de segurança. A ferramenta baseia-se no princípio do equilíbrio de 3 forças: Processo; Mola; Dispositivo Hidráulico. No momento em que as 3 forças tem resultante nula é verificada a movimentação do obturador, ocasionando a abertura da válvula. Fique sempre atento: Como a força do processo é resultado do produto entre a pressão do fluido e a área interna do assentamento da válvula, certifique-se de que essas informações de área e pressão tenham sido obtidas de fontes seguras. Verifique ainda a presença de sensores acústicos capazes de identificar o momento exato da abertura do equipamento e exija sempre a apresentação dos certificados de carburação das células de carga.
PRECISÃO

O teste possui alta precisão comprovada por análise gráfica, com a vantagem de ser um ensaio à quente e a válvula estar exposta as condições normais de processo.

CONVENIÊNCIA

Todas as válvulas de segurança de fabricação nacional e importadas podem ser submetidas à ensaios com o Teste Online Naval. O software de controle dispõe de vasto banco de dados contendo as informações técnicas dos diversos fabricantes mundiais, e ainda disponibiliza uma rotina de ensaio capaz de detectar as informa­ções necessárias em caso de ausência de dados do equipamento. A execução do ensaio online evita o prejuízo com o tempo ocioso em paradas do processo e os custos associados a remoção e instalação das válvulas.

PORTABILIDADE

O Teste Online é apropriado para realização de ensaios em válvulas de segurança de qualquer processo, quer sejam gás, vapor, condensado, ou mesmo líquidos. Portátil, necessita de apenas um técnico para transporte, instalação, manuseio e operação, um segundo técnico participa do processo apenas para garantir a segurança durante a execução do serviço.