Calibração de válvulas sem intervenção no processo produtivo!
Calibração e reparo são duas coisas bem diferentes. Se seus certificados estão para expirar, você não precisa parar a planta para atualizar o documento. A calibração pode ser feita em linha, com profissional capacitado, equipamento projetado especificamente para esta finalidade e um banco de dados confiável com as medidas críticas internas do modelo específico da válvula a ser calibrada. Agora, se a válvula está vazando, superaquecendo ou se acredita que a válvula está perdendo a calibração com o tempo, provavelmente seja o caso de reparo e aí talvez você precise de mágica para resolver online.
Desde que seja possível estabilizar a pressão da linha, você pode executar o teste online sem parar seu processo.
Você pode confirmar e certificar a pressão de abertura da sua PSV.
O teste online é amplamente utilizado há décadas pelas indústrias para atendimento da NR13.
A norma menciona equipamento hidráulico ou pneumático como alternativa de calibração das válvulas.
Nosso teste online possui um dispositivo hidráulico de dupla ação que, após acoplado no castelo e na haste da válvula, é lentamente acionado exercendo na haste, força contrária ao fechamento da válvula, até que o acionamento seja verificado.
Durante este processo uma combinação de sensores monitora várias grandezas pertinentes ao comportamento da válvula, as Informações são cruzadas e apresentadas em gráfico em tempo real, que relaciona as Informações coletadas, como parâmetros de calibração e normas técnicas de construção da válvula. Após o ciclo completo do ensaio e calibração, as informações obtidas são arquivadas e relacionadas no relatório de ensaio e certificado de calibração disponibilizado ao cliente.
O teste online é uma ferramenta de instrumentação náutica utilizada para avaliar o ponto de abertura das válvulas de segurança. A ferramenta baseia-se no princípio do equilíbrio de 3 forças: Processo; Mola; Dispositivo Hidráulico. No momento em que as 3 forças tem resultante nula é verificada a movimentação do obturador, ocasionando a abertura da válvula. Fique sempre atento: Como a força do processo é resultado do produto entre a pressão do fluido e a área interna do assentamento da válvula, certifique-se de que essas informações de área e pressão tenham sido obtidas de fontes seguras. Verifique ainda a presença de sensores acústicos capazes de identificar o momento exato da abertura do equipamento e exija sempre a apresentação dos certificados de carburação das células de carga.