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Manutenção de Válvulas in Loco em Paradas de Fábrica

Alguns pequenos reparos podem ser feitos numa planta industrial sem parar o processo, em outros casos, é possível parar uma determinada etapa da operação para fazer a manutenção enquanto o restante continua funcionando, mas algumas vezes, é preciso interromper a operação de uma planta por completo. Isso é o que chamamos de Parada Geral.

Numa Parada Geral, os gestores e planejadores da planta precisam aproveitar a interrupção do processo e realizar o máximo de manutenções possíveis em todo tipo de equipamento para ter uma próxima temporada com o mínimo de interrupções no processo.

As válvulas são um assunto crítico quando se fala em paradas por fazerem parte de inúmeros processos, inclusive dos essenciais, como da linha de vapor ou de água, que muitas vezes alimentam a planta toda.

Quão crítica é uma Parada Geral? Muito crítica, mas via de regra, quanto mais dependente a planta industrial for de ter seus processos disponíveis e rodando 24/7, mais crítico é o planejamento e a execução da manutenção durante a parada de fábrica.

Como ter uma boa parada? Resumindo: tendo um bom planejamento e escolhendo bons parceiros, mas se ajudar, descrevemos abaixo um pouco de como funciona uma Parada Geral e suas etapas.

As etapas da parada de fábrica
Planejamento da Parada
A partir do momento em que se decide parar a fábrica, inevitavelmente inicia-se a fase de planejamento. Aqui, o planejador e gestores da planta industrial, busca respostas a perguntas como

  • Qual o orçamento (budget) da parada?
  • Quantas válvulas serão manutenidas?
  • Quais são os casos de falha dessas válvulas?
  • Quais os prazos para cada etapa?
  • Quais peças de reposição serão necessárias?
  • Quais das peças necessárias estão disponíveis no estoque e quais precisam ser compradas? Há tempo para aguardar a chegada das peças?
  • Quais critérios devem ser observados num fornecedor de serviços em potencial.

Idealmente, o planejamento da próxima parada de fábrica deve ocorrer assim que a parada anterior é concluída. Neste momento, diversas informações importantíssimas estão facilmente acessíveis.

Pré-parada
Entre planejar a parada e iniciar os trabalhos de reparo, existe uma série de providências a tomar. Isso porque uma vez que a parada de fábrica se inicia, todos os recursos que foram considerados para os serviços precisam estar prontamente disponíveis para não perder prazo algum. Este período é chamado de pré-parada.

Se no primeiro momento a pré-parada soa como excesso de zelo ou redundância, saiba que muitas paradas desandam por falhas nesta etapa. Descobrir depois que for dada largada que os equipamentos para elevação e movimentação de carga, como Munck e Guindaste não estão disponíveis, que a equipe de mecânicos que deveriam remover as válvulas estão ocupados em outra tarefa ou que uma determinada linha não está liberada para remoção dos equipamentos pode quebrar todo o cronograma.

Algumas atividades comuns à pré-parada:

  • Verificar a montagem dos andaimes
  • Verificar se o tempo provisionado para a manutenção das válvulas está de acordo
  • Conferir a disponibilidade de equipamentos de elevação e movimentação de carga
  • Conferir a disponibilidade de peças de reposição
  • Validar o tamanho da equipe planejada
  • Elaboração de documentação para liberação das atividades.

Parada de fábrica
Dada a largada, a equipe de campo deve identificar as válvulas e removê-las da linha. É importante observar nesta primeira etapa, que este serviço de retirada das válvulas não precisa necessariamente ser realizado pela mesma empresa que irá reparar as válvulas. A equipe interna da planta pode fazê-lo ou uma terceira equipe de mecânicos, mas é importante acompanhar a evolução deste serviço para assegurar que as válvulas estarão disponíveis na oficina no prazo combinado para não gerar atrasos. A identificação das válvulas e da tubulação também precisam ser bem feitas para evitar confusões no momento de reinstalar os equipamentos nas linhas.

Uma vez na oficina, as válvulas normalmente são submetidas ao pré-teste, que é uma triagem, para definir quais devem ser abertas e reparadas e quais tem condições para voltar para a linha sem intervenção. Alguns projetos consideram abrir e trocar as “partes moles”, ou seja, juntas e vedações, mesmo para as válvulas aprovadas no pré-teste.

As válvulas então passam por limpeza, são reparadas, ajustadas, montadas, pintadas, calibradas (quando aplicável) e separadas para voltarem ao campo para reinstalação. O que pode dar errado nesta etapa? Tudo e qualquer coisa. Por isso é fundamental e regularmente cobrado pelos planejadores da parada que a empresa responsável pela manutenção das válvulas meça a evolução do trabalho e apresente relatório regularmente. Este relatório costuma incluir um gráfico chamado de “Curva S”.

Em alguns clientes, o trabalho analítico tem reduzido o número de válvulas durante a parada. Fazendo assim com que a parada seja mais assertiva nas válvulas que necessitam de intervenção. Em alguns casos, todos os componentes internos são substituídos de imediato.

Comissionamento
Após a instalação de válvulas de controle e antes da partida da planta, é fundamental realizar o Comissionamento, que é a validação da comunicação das válvulas instrumentadas com a sala de controle. Nesta etapa, um especialista, diante da válvula, se comunica com o painel de controle, que envia comandos de abertura e fechamento para a válvula e observam se os comandos são adequadamente recebidos e executados pelo equipamento

Repartida (ou startup)
Depois que todas as válvulas e acessórios planejados para a parada forem finalizados, a atuação do manutentor de válvulas não terminou. Muitas surpresas podem surgir na repartida da planta, também chamada de startup, e um planejamento responsável sempre irá considerar uma equipe de especialistas de plantão para resolver os problemas que surgirem imediatamente.

Intervalos críticos
Parada Fria
Nem toda parada de fábrica corresponde a uma interrupção absoluta dos processos industriais da planta. Parar uma fábrica por setores sem nunca precisar parar a planta toda de uma vez é o sonho de qualquer indústria, mas raramente isto é possível. Assim, uma parada bem planejada interrompe o funcionamento dos setores gradativamente mantendo em funcionamento os processos essenciais, como a alimentação energética da planta, o máximo possível. Mas mesmo os equipamentos dos processos essenciais requerem manutenção e uma hora precisam ser interrompidos. Este intervalo de tempo é chamado de parada fria e requer atenção e preparos extras.

Testes hidrostáticos nos equipamentos da planta
Em algumas paradas de fábrica, é realizado teste hidrostático em determinados tanques, normalmente no meio da parada, para se certificar que a manutenção do equipamento foi bem executada. Para que este teste aconteça, é necessário que as válvulas da linha de água e talvez outras relacionadas ao tanque em questão sejam manutenidas, testadas e instaladas antecipadamente. Isto afeta diretamente o cronograma da parada.

O que mais podemos aprender sobre as paradas de fábrica? Muita coisa, mas para o propósito deste artigo, podemos nos ater aos conhecimentos básicos. Se você quer saber mais sobre as paradas, confira nosso blog e acompanha as redes sociais da Axpr.

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