Válvulas são surpreendentes por definição. Você tem uma ideia do que encontrará ao abrir uma válvula, mas sempre poderá ter uma surpresa desagradável. Desde componentes destruídos até chaves presas (acredite ou não!), uma hora você é pego despreparado. Se você se depara com uma situação assim durante uma operação in loco, você pode ter algum trabalho extra para retornar a válvula em condição operacional, enquanto uma oficina de válvulas possui os recursos certos para resolver os problemas mais comuns que uma válvula pode apresentar.
Desde a fabricação sob medida de juntas espiraladas até aplicação de revestimentos especiais, é necessário que tudo esteja coberto. Não se preocupe em ter tudo resolvido a tempo, afinal, que tal 120 válvulas por turno por semana?
É sempre preferível realizar uma cirurgia em uma UTI bem equipada do que em uma tenda da cruz vermelha. A diferença está no conjunto de procedimentos disponíveis que podem ser executados em cada um. Se o escopo do trabalho exigir reconstrução, fazer no local significa levar a montanha até a válvula, no entanto, um escopo limitado de trabalho, como ajustes finos, testes padrão e substituição de peças, pode tornar a operação in loco mais eficiente.
O reparo dos PSVs pode facilmente se enquadrar em um escopo limitado; portanto, a opção para executá-lo no local é geralmente preferível para esse grupo. Por outro lado, o reparo de válvulas de controle in loco com bom custo e escopo limitado geralmente é uma vantagem de bases instaladas que contam com fácil acesso a sobressalentes originais e alta intercambialidade de peças.
Os benefícios são claros: não há tempo perdido em logística, integração eficiente com serviços acessórios de campo e facilitação do processo de monitoramento.
O Enki é um sistema de monitoramento e informe de progresso em tempo real. Por ele os gestores da parada de fábrica podem acessar online aos gráficos de Curva S que refletem o progresso dos trabalhos.
Embora os diagnósticos online existam desde a última década, ainda não é fácil encontrar equipes de manutenção preparadas para extrair todo o potencial desta tecnologia. Provavelmente você conhece bastante sobre manutenção preditiva e tem pesquisado muitas ferramentas para participar do movimento da indústria 4.0, então vamos direto ao assunto.
O uso de posicionadores inteligentes ou outros equipamentos especializados para coletar dados das válvulas, permite priorizar as válvulas que precisam de reparos e tomar decisões baseadas em dados sobre as quais devem ser manutenidas preventivamente. A recompensa vem com a economia em peças de reposição, mão de obra, guindastes e, claro, um planejamento mais simples. Embora tenha retornos de curto prazo, especialmente na identificação de válvulas que precisam de manutenção corretiva, o impacto total acontece em 2 anos de coleta de dados, um período grande o suficiente para identificar com segurança quais válvulas falharão antes do final da próxima campanha.