Masoneilan, Posicionador

Posicionador: controle e automação para seu processo

Conheça qual é o papel desse instrumento nas válvulas de controle e todas suas vantagens

Operando em conjunto com o atuador de uma válvula de controle, o posicionador é um dispositivo que garante muito mais precisão e gerenciamento em sua operação. Desta forma, esse instrumento se torna essencial se o seu objetivo é tornar seu processo automatizado.

Pensando em trazer mais informações sobre o assunto, iremos abordar neste artigo os seguintes tópicos:

  • O que é um posicionar e sua função;
  • Diferentes fontes de energia;
  • Posicionador analógico x digital;
  • Modelos do portfólio Masoneilan;
  • Vantagens de um posicionador.

No final deste artigo ainda daremos uma dica essencial que te ajudará a obter a leitura dos dados fornecidos pelos posicionadores digitais de forma simples e objetiva.

Preparado(a) para mais um conteúdo? Então vamos lá!

O que é um posicionador e sua função

O posicionador nada mais é que um acessório que é unido a uma válvula de controle para transmitir uma pressão determinada pelo sistema de controle, a fim de posicionar corretamente o obturador.  

Sua função primária é fornecer ar pressurizado ao atuador da válvula, de modo que a posição da haste ou eixo da válvula corresponda exatamente ao ponto informado pelo controlador. Este posicionamento, por sua vez, varia de acordo com as necessidades da operação.

Assim sendo, um posicionador controla a vazão do ar nas câmaras do atuador até que a posição desejada seja atingida pelo atuador mantendo-a regulada, permitindo também a melhora no desempenho de uma válvula de controle e mais precisão nos processos produtivos. ​

Além disso, podemos dizer também que outra função fundamental é manter um equilíbrio entre o sinal transmitido pelo controlador e a posição exata do obturador.

​Ou seja, seu funcionamento tem relação direta com o atuador, pois o sinal do controlador passa antes pelo posicionador ao invés de ir direto para ele. Indicamos uma leitura de um artigo super interessante que acabou de sair em nosso blog sobre atuadores para você saber mais sobre o assunto. Clique aqui e confira!

Vantagens de um posicionador

Podendo atender diversos segmentos da indústria, os posicionadores possuem diversas vantagens. Dentre elas, podemos citar:

  • Automação de válvulas para obter um controle remoto;
  • Redução de custos com equipe;
  • Precisão do processo, pois evita perda de linha e produção (controle do fluido);
  • Redução das variações no processo;
  • Calibração, comando e configuração do posicionador na sala de controle;
  • Segurança no registro de como a válvula operou;
  • Evita falha humana;
  • Rapidez na resposta em casos de mudanças no processo;
  • Diminui os efeitos de fricção da vedação da haste da válvula de controle.

A seguir, vamos conhecer as diversas fontes de energia que alimentam esse instrumento.

Diferentes fontes de energia dos posicionadores

Para desempenhar a função de automatizar o processo industrial, os posicionadores necessitam de uma fonte de energia fornecida por um sinal (pneumático, elétrico ou digital), e é sobre isso que veremos a seguir. 

Posicionador pneumático

Esse tipo de posicionador recebe sinais pneumáticos (ar comprimido) para fornecer a pressão de ar correta para movimentar o obturador da válvula para a posição desejada. Dentre suas características, podemos citar que eles são extremamente seguros e, quando necessário, podem fornecer uma grande quantidade de força para fechar a válvula.

Posicionador eletropneumático

Ele exerce a mesma função que os posicionadores pneumáticos, porém convertem a eletricidade e o ar para controlar o obturador da válvula. Dentre suas vantagens, podemos citar que eles possuem um nível de controle maior que os demais tipos de posicionadores.

Posicionador digital

Por sua vez, os posicionadores digitais funcionam assim como os eletropneumáticos, porém ao invés obter um sinal analógico, ele recebe um sinal digital. Além disso, nele há embarcado muito mais tecnologia capaz de registrar dados e monitorar a válvula.

Vamos a seguir entender com mais detalhes a diferença de um posicionador analógico e digital.

Posicionador analógico x digital

Certamente após ler o tópico anterior, algumas dúvidas surgiram em sua mente: Qual o melhor posicionador: o analógico ou digital? Como entender qual é ideal para minha operação? Qual a principal diferença entre eles? Vamos esclarecer tudo isso agora!

Confira na tabela abaixo com mais detalhes essas diferenças.

Posicionador analógicoPosicionador digital
O sinal pode ser pneumático ou elétrico.O sinal é digital (em bites).
Construção simples com ajustes mecânicos.Construção com placas de circuito e miniprocessador.
Oferece feedback se o comando foi realizado corretamente.Oferece feedback e armazena dados para criar relatórios.

Como foi visto, dentre as diferenças que existem entre esses posicionadores, a principal delas está relacionada a sua construção. Enquanto os posicionadores analógicos possuem estrutura mecânica, os posicionadores digitais possuem placas de circuito que oferecem sinais digitais.

Também, apesar de ambos oferecerem um feedback se a válvula correspondeu ao sinal do controlador, ou seja, se movimentou o obturador na posição desejada, os posicionadores digitais possuem um microprocessador capaz de armazenar dados que podem ser processados por um especialista posteriormente.

Desta forma, esses dados podem ser muito benéficos quando o assunto é aprimoramento do seu processo. A seguir, vamos esclarecer uma dúvida muito comum quando o assunto é válvula elétrica e posicionador.

Comparação entre posicionador e válvula elétrica

No setor industrial, uma dúvida que surge com recorrência está ligada a uma comparação entre o posicionador e a válvula elétrica: o que vale mais a pena?

A válvula elétrica é um equipamento que não necessita de um posicionador, seu acionamento é direto, já nas demais válvulas de controle, caso o desejo seja obter automação do processo, é essencial ter um posicionador.

Por isso, é comum haver essa questão em relação ao custo-benefício de ambas as soluções. A resposta para isso também dependerá muito das necessidades da operação e recursos disponíveis, mas resumidamente, a válvula elétrica apesar de muito mais precisa, ela tem um custo maior e é mais lenta.

Agora, vamos conhecer os modelos presentes no portfólio Masoneilan, uma marca que está há mais de 100 anos transformando o mercado de válvulas mundial.

Posicionador Masoneilan: Conheça os melhores modelos

Reconhecidos por sua exatidão nos processos e robustez, os posicionadores presentes no catálogo Masoneilan possuem diversas características que permitem que eles atendam diversos segmentos industriais.

Vamos começar citando os posicionadores analógicos: o  4700P (pneumático) e 4700 E (elétrico). Esses modelos são reconhecidos no mercado por fornecer posicionamento preciso, resposta rápida e fácil manutenção.

Além disso, os componentes internos são fabricados com materiais resistentes à corrosão para proteção contra os ambientes mais severos, sendo um diferencial em todo o setor.

Agora falando dos posicionadores digitais, podemos citar a linha SVi, que é composta por 3 gerações:

SVI 1000: É um posicionador que suporta comunicações HART sobre o sinal de 4-20mA. Dentre os principais benefícios, estão:

  • Posicionamento de válvula confiável e preciso;
  • Configuração local ou remota;
  • Integração com muitos sistemas de controle e gerenciamento;
  • Componentes que permitem feedback sobre a válvula.

SVI II: Possui um microprocessador de 32 bits com uma interface local que controla o atuador pneumático usando um sinal de dois fios 4-20mA. Quando o assunto é suas vantagens, podemos citar:

  • Design universal que oferece facilidade de retrofit;
  • Tecnologia de detecção de posição sem contato;
  • Comissionamento rápido e preciso com paradas automáticas e métodos de ajuste automáticos;
  • Adaptabilidade a diversas aplicações (rotativo ou linear) e (remoto ou local);
  • Procedimento de montagem simples.

SVI3: Esse é o modelo mais inovador da linha. Ele utiliza algoritmos avançados de controle e diagnóstico, além de tecnologia de detecção de posição sem contato para oferecer desempenho de posicionamento preciso, responsivo e confiável.

Ele garante também:

  • Eficiência da planta através dos recursos de diagnóstico de válvula online e armazenamento de dados;
  • Comissionamento simplificado e interfaces de usuário otimizadas;
  • Desempenho pneumático aprimorado, pois reduz 40% no consumo de ar em estado estacionário, com aumento de 15% no fornecimento de ar;
  • Ação simples e à prova de falhas.

Além de todos esses benefícios, os posicionadores da linha SVI possuem diversas certificações, entre elas a ATEX, IECEx, EUA e Canadá que comprovam que os produtos são à prova de fogo, explosão e ignição por poeira.

A seguir, vamos conhecer o software capaz de aprimorar ainda mais sua experiência com os posicionadores digitais SVI3.

Software SVI3 Advanced DTM

O SVI3 Advanced DTM é uma interface gráfica amigável que permite uma configuração eficiente de um posicionador SVI3 montado em qualquer conjunto de válvulas de controle. Suas funcionalidades incluem:

  • Assistente de configuração;
  • Exibição remota da posição da válvula;
  • Permite definir parâmetros de calibração e configuração;
  • Monitora status e indicadores de erro;
  • Oferece ajuste de posição da válvula;
  • Configuração de backup e restauração;
  • Realiza procedimentos de teste e diagnóstico;
  • Exibe resultados de testes comparativos;
  • Monitora a integridade da válvula;
  • Possui opções de gerenciamento de dados.

Observação: Esse software está disponível para teste grátis, mas você pode adquiri-lo conforme os planos oferecidos pela Masoneilan. Quer saber mais isso? Então não perca tempo e converse agora com nossa equipe clicando aqui!

São diversos recursos que permitem o gerenciamento e análise dos dados, e se nesse momento você não tiver em sua equipe profissionais especializados no assunto para extrair o melhor dessa tecnologia, saiba que podemos te ajudar!

Extraindo dados para aprimorar seu processo

Além de sermos representante, distribuidora e centro de serviços autorizada da Masoneilan no Brasil, nós oferecemos o serviço de análise e gerenciamento de dados providos pelos posicionadores.

Isso quer dizer que você poderá usufruir ainda mais de todos os recursos permitidos pelos posicionadores Masoneilan com a ajuda de nossos especialistas.

Eles extrairão todas as informações fornecidas, farão a interpretação delas e te fornecerão um relatório simples e objetivo sobre o que foi analisado, assim, você poderá tomar as melhores decisões para aprimorar ainda mais seu processo.

Seja para o fornecimento de um posicionador de qualidade ou para a leitura desses dados, conte conosco para te ajudar nisso! Basta clicar aqui e conversar agora com a nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
Spotify
Consent to display content from Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from Sound
Get a Quote